Aterro controlado pretende acabar com lixão a céu aberto em Alto Araguaia

Aterro controlado pretende acabar com lixão a céu aberto em Alto Araguaia
Alto Araguaia, MT – Teatro de fantoches e vídeos educativos. A forma lúdica foi o mecanismo encontrado para chamar a atenção de crianças e jovens para as atividades do Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá). O trabalho conjunto envolve a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, o Centro de Referência de Assistência Social, Ministério Público Estadual (MPE) e acadêmicos do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus local. [caption id="attachment_20564" align="alignright" width="326"]Teatro de fantoches encanta os alunos em todas as escolas Teatro de fantoches encanta os alunos em todas as escolas. Trabalho continua até dia 16 de maio[/caption]   Com o slogan “Faça Bonito – Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, a campanha é uma das atividades que marcam o 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Alto Araguaia, desde a última semana os envolvidos na mobilização ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes visitam escola por escola. A campanha acerca do tema teve início no dia 09 de maio na Escola Municipal Maria Júlia de Almeida com teatro de fantoches, vídeo sócioeducativo e esclarecimentos relacionados ao tema, bem como sorteio de brindes aos alunos participantes. Já no dia 10, foi à vez das atividades aconteceram na Escola Municipal Professora Maria Ferreira Vieira e no dia 11 concentraram na Escola Municipal José Inácio Fraga. Somente na rede municipal de ensino, o trabalho deve ser direcionado a cerca de mil alunos. O cenário lúdico montado pelas coordenadoras da mobilização em Alto Araguaia tem chamado a atenção das crianças. O objetivo é justamente sensibilizá-las sobre os riscos de exploração sexual, inclusive em redes sociais. “A linguagem audiovisual é uma facilitadora da aprendizagem para o tema”, diz a coordenadora do CRAS, Jucimar Cruz da Silva. Campanha segue nesta terça e quarta em Alto Araguaia [caption id="attachment_20565" align="alignleft" width="326"]Imagem 085 Trabalho envolve Ação Social, CRAS, Conselho Tutelar e Promotoria Pública[/caption] Até o próximo dia 16, membros envolvidos na mobilização seguem nas escolas municipais, estaduais e na rede privada de ensino ministrando palestras sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Neste dia 14, os alunos atendidos serão da Escola Estadual Carlos Hugueney. As atividades concentram-se no anfiteatro da Unemat. No dia 15, será a vez de atendimentos na Escola Estadual Arlinda Pessoa Morbek e do Instituto Maria Auxiliadora. O ciclo de atividades será fechado na Escola Municipal Adalcy da Conceição Rodrigues também com atividades lúdicas com as crianças, teatro com integrantes da Igreja Presbiteriana Renovada; vídeo sócioeducativo e esclarecimentos relacionados ao tema, entrega do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), esclarecimentos sobre papel com Conselho Tutelar e por fim sorteio de brindes. Entenda o 18 de Maio Em 2000, o dia 18 de maio foi constituído pela Lei Federal n° 9.970 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa data foi escolhida em razão do crime que comoveu toda a nação brasileira em 1973, o Caso Araceli, em que uma menina de 8 anos de idade foi cruelmente assassinada após ter sido violentada em Vitória, no Espírito Santo.